segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O assunto é MATURIDADE.

Maturidade,
Tem conceito? Eu acho que não.
Ninguém pode dizer: "ah você é maduro quando chegar à certa idade, quando fizer tal coisa".
Sei lá, eu fico pensando...conheço algumas pessoas de seus quase trinta anos que parecem adolescentes, que riem, brincam, fazem papagaiada e também conheço jovens que não chegaram nem aos 18 ainda e agem como verdadeiros adultos!
E esse modo de agir é classificado como a ausência ou a presença de "ma-tu-ri-da-de".
Por que uma pessoa não pode ser madura e levar a vida de uma maneira engraçada e divertida?
Na boa? Acho que não tem nada a ver com isso...
Maturidade é algo tão relativo quanto a teoria da origem da vida. Depende do seu modo de ver, do lado que você está e no que você acredita.
Definir alguém como "maduro(a)" é como classificar uma fruta como "no ponto". Vai sempre haver alguém que a prefere verde e outro que a prefere quase apodrecendo. É impossível definir.
Ser maduro, não está relacionado à quantas responsabilidades e tarefas você tem obrigação de cumprir, ou com quanta coisa você já viveu, nem quantos problemas você já superou ou a postura que adotou diante deles. Tem a ver com a forma como encara-se os acontecimentos do cotidiano, a graça e a leveza que dá à sua vida,a maneira otimista como enfrenta as adversidades,com o fato de saber a hora de parar de se cobrar. Cobrar atitudes sempre certas, cobrar atitudes sempre racionais, cobrar que esteja sempre com os pés fincados ao chão. Esse mundo é SEU! Você está nele, e a vida é um presente, é pra ser vivida com alegria, com ânimo, com diversão.Claro que é preciso também...responsabilidade. Mas é perfeitamente aceitável usar as duas coisas numa mesma situação. Existe uma coisa chamada "livre arbítrio", e pra quem não sabe o que ela significa... significa LIBERDADE. Liberdade de ação e de pensamento. Traduzindo, você pode fazer,sentir,falar e pensar o que quiser. Mas pelo amoooooor de Deus, não vá acha que você é o rei do universo, incorporar o Mau Tsé Tung e sair matando gente por ai não,ein! (risos) Você é livre sim, pra agir conforme sua vontade, mas não esqueça que cada ato, tem uma conseqüência, cada ação, uma reação.
Problemas existem PARA TODOS. Acredite, para todos MESMO. E não apenas pra você, mas as vezes, enquanto você se pune e se desespera, se cobra demais e se policia, a pessoa ao seu lado age de uma forma otimista, ri, brinca, foca em outra coisa, enquanto trabalha com alegria pro problema se resolver, e isso, muitas vezes, faz você achar que o "mundinho" em que ela vive é perfeito,"meigo e fofo". Ser otimista e alegre, não é ser imaturo, é tomar uma atitude,fazer alguma coisa produtiva, mover-se, quando o tempo por si só, não o fez.